quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Introdução


Os seres vivos vivem dentro de um perfeito equilíbrio ecológico mantido principalmente através da cadeia alimentar que é o ciclo vital que garante o equilíbrio e a reprodução dos ecossistemas.
A extinção de determinada espécie ou população pode ocasionar um desequilíbrio ecológico resultante de atividades humanas desordenadas, causando perturbações, a curto, médio e longo prazo, nos ecossistemas naturais.


No Brasil, a Mata Atlântica perdeu mais de 90% de seu território. Uma das florestas mais ricas do planeta, com milhares de espécies animais e vegetais, merece sobreviver.
Por conter espécies únicas, cada pedaço de mata derrubada significa risco de extinção para eles. Calcula-se que mais de 170 espécies de animais brasileiros em risco de desaparecer vivam no que ainda resta da Mata Atlântica.

A Amazônia, a maior vitrine de espécies vivas da Terra e um dos nossos mais ricos patrimônios  naturais, pode desaparecer se não for bem cuidada e protegida.  
Amazônia-se a floresta acabar, animais grandes e pequenos
podem desaparecer
                          A Floresta Amazônica tem uma das maiores biodiversidades do planeta. Muitas das espécies existentes lá estão quase extintas, ameaçadas pelas queimadas, pelo desmatamento e pela biopirataria.


Causas e consequências da extinção

As causas da extinção das espécies são as mais diversas: mudanças no ambiente, falta de alimento, dificuldades de reprodução e, sobretudo, a ação destruidora do homem.
 As alterações climáticas colaboram na extinção de espécies,assim como a poluição, o desmatamento, a caça ilegal, doenças introduzidas no ambiente pelo homem, entre outros fatores ligados a atividade humana. 
        Uma das conseqüências da extinção das espécies é o desequilíbrio das cadeias alimentaresCom a redução do número de animais carnívoros, por exemplo, há proliferação de herbívoros, o que pode aniquilar alguns tipos de vegetal.


Formas de evitar a extinção

Algumas das maneiras de evitar a extinção são criar projetos de proteção ambiental, fiscalizar de forma mais rígida as leis já existentes no combate ao comércio ilegal de animais exóticos e do desmatamento, conscientizar a população da importância da preservação da fauna e da flora brasileira e mundial, entre outras.



Nas próximas postagens vamos mostrar algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial que estão em risco de extinção.
Outros exemplos de animais em extinção no Brasil no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=LeBxx7zY9WM&NR=1&feature=fvwp Esperamos sua visita! =)




Coleção DE OLHO NO MUNDO - Revista Recreio - Mata Atlântica: A floresta corre perigo - Livro 1 - ano 2000
Coleção DE OLHO NO MUNDO - Revista Recreio - Amazônia: Um equilíbrio delicado - Livro 10 - ano 2000
Fonte imagem: biogeo10.wordpress.com; serfranco.wordpress.comacordameupovo.blogspot.com

Um comentário: