quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tartarugas Marinhas

Olá pessoal

Hoje falarei sobre a extinção das diversas espécies de tartarugas marinhas. 

Esses animais possuem um comportamento solitário


As tartarugas marinhas existem há mais de 150 milhões de anos e conseguiram sobreviver a todas as mudanças do planeta, porém elas não estão resistindo ao predadorismo do homem, mesmo que indiretamente. Elas que viveram felizes por muitos milhões de anos, hoje vivem de misérias e abusos do ser humano. Um exemplo é o que acontece no sul da Bahia, onde está localizada a cidade de Porto Seguro, que virou ponto turístico do Estado, as tartarugas por muitas vezes não conseguem desovar nas praias e quando conseguem os seus ovos são depredados por moradores da região por custarem caro, quando os filhotes conseguem nascer ou morrem por predadores naturais, ou morrem por ressecamento, ou atropelados por causa da fotopoluição que nada mais é do que a iluminação das praias, as tartaruguinhas que antes eram guiadas pela luz da lua, para irem em direção ao mar, se confundem e vão para onde há mais luz, ou seja para as calçadas ou avenidas perto da orla. Mas antes delas chegarem a costa, elas passam por muitos apuros, como a caça ilegal, que tem como objetivo abastecer grandes restaurantes, para vender a sua carne que dizem ser afrodisíaca, ou quando caem em redes de pesca e acabam perdendo nadadeiras, acabam se machucando tentando fugir, sem falar na poluição das águas do oceano, que é contaminada por esgotos das cidades, lixo dos banhistas, petróleo que vaza entre outros poluentes. 

Mulher recolhendo os ovos da tartaruga na Costa Rica
Um outro problema que é muito grave também são os sacos plásticos jogados no mar. As tartarugas se alimentam de algas, e acabam confundido elas com sacos plásticos, causando asfixia e problemas gastro-intestinais.

Enfim, não é somente uma espécie de tartarugas marinhas que estão em extinção, e sim todas elas. E das 7 espécies existentes, 5 delas se encontram aqui, no Brasil, então o povo e o governo brasileiro deveria ser maior interessado em preservar esses animais. Infelizmente o nosso IBAMA, apesar de ter como objetivo proteger a fauna brasileira, muitas vezes são manipulados  e influenciados pelo capitalismo, deixando de lado a sua verdadeira essência  que é a  de PROTEÇÃO. Existem ONG's diversas que protegem as tartarugas, a mais conhecida é o Projeto Tamar, mas tem também PATECOSMAR,  que protege vários outros animais aquáticos.




"APENAS UMA GUERRA É PERMITIDA À ESPÉCIE HUMANA: A GUERRA CONTRA A EXTINÇÃO"
 ISAAC ASIMOV






Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário