segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cervo do Pantanal

Olá galera, aqui venho divulgar outro animal que está em extinção e que eu nem sabia que existia no Brasil, o Cervo do Pantanal.

Cervo do Pantanal


É o maior cervídeo da América do Sul. Pesa em média 100kg, mas alguns indivíduos adultos podem ultrapassar 150kg. 
A sua extinção se deve a caça ilegal, onde no início do século foi muito procurado pela sua pele, além dos chifres para troféu de caça. Atualmente há caça furtiva praticada pelos turistas, populações de baixa renda e por caçadores de finais de semana, além da destruição de seu habitat em decorrência das construções de usinas hidrelétricas e de projetos de irrigação e as doenças introduzidas por animais domésticos como a febre aftosa e brucelose. 

O cervo-do-pantretal é característico de áreas inundáveis e de varjões de cerrado, onde se alimenta de capim e plantas palustres.O cervo-do-pantretal ocorria originalmente desde o Uruguai e norte da Argentina até os Estados brasileiros do Amazonas, Bahia, Goiás e Pará, sempre ao sul do rio Amazonas. Atualmente, sua população está restrita ao Pantretal (onde são encontrados em maior número) e à Ilha do Banretal. Pequenas ilhas de população foram identificadas no norte de Mato Grosso, no sul do Pará, Tocantins, sudoeste de Goiás e na Bacia do rio Paraná. No Rio Grande do Sul foi constatada uma última população residual, a qual pode estar extinta atualmente.
Cervo no seu habitat natural
Entre as propostas para tentar livrar o cervo-do-pantretal da extinção, estão a criação de parques, reservas particulares e outras unidades de conservação, aumento na fiscalização da caça e o estabelecimento de critérios para mitigar os danos ambientais provocados pelas usinas hidrelétricas. Além das ameaças diretas, a falta de pesquisas e de dados científicos sobre esses grandes mamíferos é outro fator que prejudica a conservação das espécies.
E como sempre cadê o IBAMA? Cadê as leis e os direitos dos animais? Onde está a fiscalização para que a caça seja erradicada? 











Fontes:
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/pop_cervo.jpg
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/cervo-do-pantanal.php
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/cervo_do_pantanal.htm
http://oreinodosbichos.blogspot.com/2010/06/cervo-do-pantanal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário